“Bolas de Sementes”, uma alternativa para recuperação de áreas degradadas


A técnica das “bolas de sementes” é uma forma de semear plantas, desenvolvida por um agricultor e microbiologista japonês chamado Masanobu Fukuoka que, também, foi um sábio observador do comportamento da natureza e criador do sistema de plantio conhecido como Agricultura Natural ou “Método Fukuoka”.


A técnica consiste em lançar, sobre um local definido, sementes selecionadas encapsuladas com argila/barro, cuja função é proteger e proporcionar um ambiente adequado para a germinação das mesmas.



Essas bolas de sementes tiveram um papel fundamental na África e na Ásia, lugares que sofrem de escassez de alimentos e desertificação, uma vez que em 1985 Fukuoka liderou um trabalho prático em terras estéreis onde aumentou a produção de alimentos e recuperou a vegetação do lugar.


As pequenas bolas de barro foram confeccionadas revelando-se uma técnica simples, participativa e bastante eficaz de plantar sementes, e com uma grande aceitação do público presente. Com a participação da comunidade, acredita-se ser possível iniciar o processo de reversão daqueles e de outros problemas e, dessa forma, multiplicar a esperança de ter uma terra fértil, com grande diversidade e habitável para as gerações futuras.



22 visualizações0 comentário